saúde

Manter uma boa saúde oral vai muito para além de conseguir um sorriso invejável. Muitas vezes, a nossa boca serve como uma janela para a nossa saúde geral, com vários sinais e sintomas que refletem problemas subjacentes que podem afetar não só os nossos dentes e gengivas, mas também a nossa saúde. Ao compreender e reconhecer estes indicadores numa fase inicial, podemos tomar medidas proativas para resolver potenciais problemas antes que estes se agravarem.

Neste artigo, aprofundamos os principais sinais e sintomas que podem sinalizar potenciais problemas de saúde oral no futuro.

Problemas de saúde oral que não pode ignorar

Dores de dentes persistentes

As dores de dentes que persistem podem indicar cáries, infecções ou até mesmo dentes a crescerem fora do sítio.

No primeiro caso, é fundamental entender a saúde do dente; se for uma infeção, poderá estar relacionado com algum tipo de abscesso; e, por último, a dentição irregular, poderá ser tratada recorrendo a aparelhos dentários, como alinhadores invisíveis ou aparelhos específicos para esse mesmo alargamento dentário.

No fundo, será sempre necessário um tratamento dentário imediato para resolver o problema subjacente.

Mau hálito persistente

O mau hálito crônico, também conhecido como halitose, pode indicar uma má higiene oral, doenças das gengivas ou mesmo problemas de saúde sistémicos como a diabetes.

A escovagem regular, o uso do fio dental e os check-ups dentários podem ajudar a resolver a causa principal.

Sangramento das gengivas

O sangramento das gengivas durante a escovagem ou o uso do fio dental pode ser um sinal de gengivite, ou periodontite, ambas formas de doença das gengivas.

Ignorar este sintoma pode levar à recessão das gengivas e à perda de dentes. Uma higiene oral adequada e cuidados dentários profissionais são cruciais para gerir a saúde das gengivas.

Sensibilidade dentária

A sensibilidade a alimentos e bebidas quentes, frios, doces ou ácidos pode indicar cáries dentárias, erosão do esmalte ou recessão das gengivas.

Também pode indicar um dente rachado ou uma raiz dentária exposta. Consultar um dentista pode ajudar a identificar a causa e evitar mais danos.

Feridas ou úlceras na boca

Feridas persistentes ou úlceras que não cicatrizam no prazo de duas semanas podem ser um sinal de cancro oral ou de doenças autoimunes. Embora a maioria das feridas na boca seja benigna, quaisquer lesões invulgares ou persistentes devem ser avaliadas por um dentista, ou profissional de saúde.

Boca seca crónica

A boca seca crónica pode resultar de medicamentos, de determinadas condições médicas ou de fatores relacionados com o estilo de vida. Aumenta o risco de cáries dentárias, doenças das gengivas e infecções orais.

Beber água frequentemente, utilizar substitutos da saliva e tratar as causas subjacentes pode ajudar a gerir a boca seca.

Com efeito, check-ups dentários regulares, juntamente com a prática de bons hábitos de higiene oral, são cruciais para manter uma saúde oral ótima e detectar precocemente potenciais problemas.

Prestar atenção a estes sinais e procurar prontamente cuidados dentários profissionais, por exemplo, em Penafiel, já existem atendimentos de prevenção orais, pode ajudar a evitar complicações futuras e a manter um sorriso saudável.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *