manuel pizarro

Manuel Pizarro, ministro da Saúde, esteve esta segunda-feira em Paços de Ferreira, onde presidiu à cerimónia inaugural do Ano Municipal da Saúde, instituído pelo Executivo Municipal de Paços de Ferreira. Na sessão, que decorreu no Auditório dos Bombeiros Voluntários de Paços de Ferreira, esteve ainda presente o Conselheiro/Comissário do Ano Municipal da Saúde, José Manuel Fernandes, médico-cirurgião oncologista no Instituto Português de Oncologia.

Depois de em 2023 ter sido instituído o Ano Municipal da Economia, o município de Paços de Ferreira decidiu instituir em 2024 o Ano Municipal da Saúde, um tema que segundo Humberto Brito, Presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira, é “complexo, muito abrangente, toca de forma direta a vida dos nossos cocidadãos”.

“O ano municipal da saúde tem esta importância, de reforçarmos muita da literacia na área da saúde, nós sabemos que muitos dos comportamentos induzem muitas das doenças e por isso esse trabalho é sempre um trabalho inacabado”, referiu o autarca.

Humberto Brito explicou ainda que este ano, no âmbito do Ano Municipal da Saúde, o município quer “criar atos de vida saudável, queremos consciencializar a nossa sociedade, queremos melhorar as instalações da prestação de saúde primaria”, dando como exemplo a construção de um novo centro de saúde, que deverá ficar pronto até 2026, assim como a requalificação do centro de saúde de Freamunde.

Este trabalho, garante, é vasto “de forma a que Paços de Ferreira possa estar na vanguarda dos municípios que melhores condições tem na área da saúde”.

Em 2013 o concelho de Paços de Ferreira tinha 14 mil pessoas sem médico de família e através da criação das unidades de saúde familiares, foi possível colmatar essa dificuldade. “Hoje o concelho tem cobertura integral de utentes com médico de família”, garante o autarca.

Algumas das atividades efetivas apresentadas para o Ano Municipal da Saúde, como por exemplo, a Unidade Móvel de Saúde em Movimento, já se encontram em funcionamento mas o Presidente da Câmara Municipal espera que esta e as demais atividades possam chegar a mais pessoas para “melhorar a qualidade de vida da nossa população”.

No seu discurso, Manuel Pizarro, o ministro da Saúde, afirmou que com o programa apresentado, o ano municipal vai ser “muito bem-sucedido e vai colocar Paços de Ferreira na liderança dos municípios mais saudáveis”.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *