Desde fevereiro de 2023, o Observatório Ambiental do Município de Paços de Ferreira tem vindo a desenvolver um amplo projeto, em diversas áreas, nomeadamente, na educação ambiental e conservação da natureza, fomentando, não só a literacia ambiental, mas também a promoção do património natural local.
Em nota informativa, o município de Paços de Ferreira afirma que “esta equipa do município tem trabalhado no sentido de aumentar a consciencialização da população e promoção de práticas sustentáveis relacionadas com o meio ambiente”.
As ações incluíram a realização de “workshops, palestras e atividades educacionais, no sentido de informar os cidadãos sobre questões ambientais, incentivando à preservação da natureza e ao uso responsável dos recursos naturais”.
O Observatório Ambiental do Município de Paços de Ferreira tem implementado, também, “projetos práticos de conservação da natureza, como a plantação de árvores, o controlo de espécies invasoras, a limpeza de áreas naturais e a monitorização da vida selvagem, por forma a contribuir para a preservação do meio ambiente”.
A autarquia refere que os “números são bastante positivos e reveladores da dimensão e abrangência do trabalho realizado, trabalho esse que continuará ao longo dos próximos anos”.
No âmbito da Educação Ambiental, do programa “Observatório vai à escola”, estiveram envolvidos 3 mil participantes, 200 horas de contacto e foram realizadas 160 atividades.
No que toca à conservação da natureza, do programa “Plantar-Paços”, foram envolvidos 1.244 participantes, tendo sido plantadas 1.500 árvores e feitas 18 plantações.
Nas ações de “Renaturalização dos espaços verdes”, o observatório ambiental identificou 4 mil espécies invasoras, foi retirado 2.500 kg de lixo de espaços naturais tendo abrangido 672 voluntários. Ainda nesta ação foram intervencionados 500 metros de rio e realizadas 136 atividades.
Já no âmbito do “Inventário da Biodiversidade” – registo da fauna e flora de Paços de Ferreira, foram identificados 65 animais e 97 plantas.