A Câmara Municipal de Penafiel vai atribuir uma bolsa de estudo universitário no valor de 254 euros por mês a todos os bombeiros das corporações do concelho que estudem na universidade. Esta medida vai também abranger os filhos dos bombeiros.
“Procuramos a cada ano ir acrescentando novas medidas ao regulamento de apoio aos bombeiros, que prevê vários benefícios sociais e decidimos atribuir esta bolsa a todos os bombeiros estudantes universitários, assim como aos filhos destes que estudam nas universidades”, referiu Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel.
Esta medida – que prevê a atribuição de uma bolsa anual de 2.546 euros a cada beneficiário, junta-se a outras que o município de Penafiel tem implementado nos últimos anos, caso de um seguro de saúde para todos os bombeiros voluntários, de isenção de taxas (como o IMI e as licenças de construção) e as refeições escolares gratuitas para filhos e netos de bombeiros. “Pretendemos continuar a apoiar o voluntariado nos bombeiros, o mais nobre que existe e, com esta medida, esperamos trazer mais jovens universitários para os corpos de bombeiros”, referiu o autarca, apontando Penafiel como “um município bastante à frente” nesta questão dos apoios sociais aos bombeiros, apontado por várias instituições ligadas à Proteção Civil nacional “como um município modelo”, concluiu.
A medida agora anunciada por Antonino de Sousa vai ser levada à Assembleia Municipal para aprovação