A região do Douro, Tâmega e Sousa vai passar a dispor de um espaço de trabalho partilhado para 20 funcionários públicos que se encontrem em teletrabalho. Designado de Espaço Cowork do Douro, Tâmega e Sousa, o serviço estará instalado na sede da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa, em Penafiel.
O espaço que foi inaugurado esta quarta-feira, dia 6 de dezembro, pela Secretária de Estado da Administração Pública, Inês Ramires. Integrado na Rede Nacional de Espaços de Teletrabalho/Coworking, o Espaço Cowork do Douro, Tâmega e Sousa será “utilizado a título individual ou coletivo por funcionários ou organismos da administração pública, permitindo aos trabalhadores o desempenho das suas funções de um modo remoto”.
Pedro Machado, Presidente da CIM do Tâmega e Sousa, justificou a criação deste espaço com a “necessidade de adequar a administração pública a novas realidades e necessidades decorrentes da pandemia” e, nesse sentido, “a ideia foi ter na CIM do Tâmega e Sousa um espaço devidamente apetrechado que fosse, no fundo, o melhor dos dois mundos: o trabalhador não está em casa, mas está muito próximo de casa e, portanto, consegue trabalhar à distância, tendo todas as condições necessárias, e podendo também usufruir das sinergias resultantes do facto de estar nas instalações de um serviço público”.
Com capacidade para 30 pessoas, este Espaço Cowork conta com salas de trabalho equipadas com mobiliário de escritório, acesso à internet e telefone, sala de reuniões e auditório, disponibilizando ainda um conjunto de serviços de apoio administrativo.
O Espaço Cowork do Douro, Tâmega e Sousa representa um investimento de 127 mil euros, financiado a 100% no âmbito da dimensão transição digital do PRR – Programa de Recuperação e Resiliência, através do investimento TD-C19-i07: Capacitação da Administração Pública – Formação de trabalhadores e gestão do futuro da Componente 19 – Administração Pública – Capacitação, digitalização e interoperabilidade e cibersegurança.