DSC 4736 scaled

O Município de Penafiel assinalou, no passado dia 30 de novembro, os 30 anos de funcionamento do Complexo de Piscinas Municipais de Penafiel com a promoção de um colóquio/debate sobre o tema “a gestão de uma piscina pública enquanto espaço social e desportivo”.

O evento contou com a presença do Vice-Presidente da Câmara Municipal de Penafiel, Pedro Cepeda, e de especialistas relacionados com as atividades aquáticas, bem como do representante da Federação Portuguesa de Natação, que procedeu à entrega da placa de certificação de nível II da Escola Municipal de Natação de Penafiel.

De recordar, que o Complexo de Piscinas Municipais de Penafiel foi inaugurado em novembro de 1993, sendo ainda hoje uma referência no concelho e na região.

O município refere que no evento “foram alvo de reconhecimento instituições e personalidades cujo contribuíram para o desenvolvimento programático e organizacional das Piscinas”.

“Este equipamento continua a acolher milhares de praticantes diferenciados, nomeadamente o desporto sénior, o desporto adaptado, o desporto escolar e o desporto de competição para além das atividades lúdicas e de lazer com caráter individual”.

A autarquia menciona que “em 2013, no âmbito da requalificação urbana das Lajes, as instalações foram alvo de melhoramentos ao nível das acessibilidades, da estrutura da fachada principal, da receção e atendimento e dos balneários de apoio ao público”.

Em setembro de 2016, foram inauguradas as novas piscinas ao ar livre, construídas exatamente no mesmo espaço exterior, com um tanque infantil e um tanque maior com 26,8×12,5, dando maior relevância às acessibilidades e à ampliação do espaço verde circundante e de lazer passivo.

Mais recentemente, em fevereiro deste ano, foram inauguradas as obras de requalificação referentes à “promoção da eficiência energética”, com maior incidência na cobertura exterior da nave, substituída por uma estrutura mais eficiente termicamente. As obras incidiram também na substituição das caixilharias, e na instalação de um sistema solar térmico, constituído por 116 painéis. As piscinas contam ainda como uma caldeira a biomassa, entre outras medidas de melhoria da eficiência energética e do conforto para os utentes destes equipamentos.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *