A Associação Empresarial de Penafiel (AEP) acolhe, durante esta semana, um grupo de cerca de 20 estudantes da Roménia e Espanha no âmbito do projeto Erasmus EU Ideathon, para debater empreendorismo sustentável.
O projeto, levado a cabo pelo Centro de Formação da AEP, juntamente com duas escolas espanholas, da zona de Valência e uma instituição sem fins lucrativos da Roménia, trouxe até Penafiel um grupo de quatro alunos de cada um dos parceiros, maiores de idade. “A ideia é por estes jovens, com os nossos materiais e testá-los, para ver se precisam de algum melhoramento, referiu Alberto Brochado, coordenador do projeto Erasmus da AEP.
O encontro, tem por objetivo “criar um guia para ajudar os professores e formadores a dar aulas sobre empreendorismo, desde como é que vou fomentar a criação de ideias, até pegar nessas ideias e transformá-las num negócio sustentável e de sucesso”, explicou o coordenador do projeto Erasmus da AEP, acrescentando que “este projeto surge pela necessidade de dar às escolas e centros de formações, material que as ajude a pôr os alunos a pensar fora da caixa, a ensiná-los como podem ser empreendedores, uma das competências para o século XXI”.
Esta semana, em Penafiel, assim como nos intercâmbios que já foram realizados, o projeto pretende “promover as boas práticas de aprendizagem e os valores do Erasmus, que passam criar relações entre as pessoas da comunidade, para desenvolver o espírito de cidadão europeu, derrubando barreiras entre países e juntar estes jovens para que levem estas relações para lá destes dias”.
No final do trabalho, o guia será traduzido em português e será disponibilizado a todos os formadores da AEP, tornando-se uma ferramenta de trabalho que permita direcionar, cada vez mais, a formação dos alunos para as suas necessidades.