Comissao Europeia 1

O Europe Direct Tâmega, Sousa e Alto Tâmega, em articulação com a Representação da Comissão Europeia em Portugal, promoveu uma visita de informação à Comissão Europeia, que envolveu diversos atores locais e regionais, com o objetivo de dar a conhecer melhor o papel das instituições da União Europeia e os seus projetos.

Durante a visita, os participantes “tiveram a oportunidade de visitar a Sala de Imprensa da Comissão Europeia e  o Centro de Visitantes do Parlamento Europeu (Parlamentarium), bem como assistir a diversas sessões informativas sobre as prioridades políticas da Comissão Europeia, acesso a programas relacionados com o ensino, Erasmus+ e Portal Europeu da Juventude, educação para sustentabilidade ambiental e digitalização, apoios da UE para inclusão social e o envelhecimento ativo e ainda medidas da UE para apoiar PMEs”.

Jorge Oliveira, coordenador do Europe Direct Tâmega, Sousa e Alto Tâmega, classificou a oportunidade como “excelente” para “criar laços colaborativos entre as várias instituições presentes”. “Um dos nossos objetivos com esta visita é fomentar laços colaborativos com as instituições destas duas regiões. E por isso, tentamos convidar uma diversidade de instituições para estarem presentes aqui, para de futuro, podermos organizar em conjunto, atividades no terreno para levar os assuntos europeus a nível mais local e regional”.

O coordenador considera ainda que a criação deste tipo de ambiente colaborativo “é vital”, de forma a “fazer chegar aos cidadãos informação com impacto real nas suas vidas”. “Efetivamente, a União Europeia tem acento em quase todas as matérias que fazem parte das nossas vidas, do nosso quotidiano, desde a transição digital que vai estar nos temas prioritários do ano que vem, as questões relativas ao ambiente e ecologia, o pilar social. Há uma diversidade muito grande de assuntos e como tal, também temos que estar próximos dos parceiros que são responsáveis pelo tratamento destas matérias a nível local e regional e, por conseguinte, convidamos estas pessoas para nos ajudarem no futuro a implementar ações que levem esta informação à população”, concluiu.

As instituições representadas nesta visita foram a ADER-Sousa; Associação Empresarial de Paços de Ferreira; Associação Paços 2000; Centro Qualifica Profisousa; Conselho Empresarial do Tâmega e Sousa; Corpo Nacional de Escutas – Agrupamento 1341; Cruz Vermelha Portuguesa – Delegação de Frazão; Escola Profissional Vértice; Ferrara Plaza; Instituto Empresarial do Tâmega; ISCE Douro; Jornal A Verdade; Jornal Imediato; Novum Canal; Obra Social e Cultural Sílvia Cardoso; ProSénior – Universidade Sénior de Paços de Ferreira; Rádio Clube de Paços de Ferreira; ZORA – Movimento Associativo de Jovens Marcoenses.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *