isabel dos santos

A eurodeputada Isabel dos Santos esteve esta sexta-feira no concelho de Paços de Ferreira, onde visitou três obras – concluídas e em curso – realizadas com recurso a fundos comunitários.

Depois de uma passagem pela Câmara Municipal, onde reuniu com o autarca Humberto Brito e, durante a qual assinou o Livro de Honra do município, Isabel dos Santos visitou a obra da Residência de Autonomização e Inclusão (RAI), que está a ser construída na freguesia de Ferreira, a Rede ciclável e pedonal, entre Paços de Ferreira e Freamunde e a Creche do Centro Social e Paroquial de Raimonda, na freguesia de Raimonda, também em construção.

Em declarações aos jornalistas, a eurodeputada, que realizou esta visita no âmbito do programa “Construímos Europa”, garantiu que os investimentos em causa, “são investimentos muito importantes que impactam a vida de todos os cidadãos”. “É isso que a Europa quer fazer, ajudar os cidadãos a ter melhor qualidade de vida e ajudar também a uma maior coerência nos níveis de qualidade de vida entre as regiões. É isso que estamos aqui a fazer”, acrescentou.
Referindo-se ao Portugal 2030, Isabel dos Santos referiu que “há uma grande espectativa positiva” para este quadro comunitário. “É evidente que atravessamos, neste momento, com a inflação, que fez disparar os preços e com a guerra na Ucrânia, um período em que estão a ser lançados também alguns desafios na execução dos projetos, porque os preços estão a subir e é preciso ter em atenção todas essas dificuldades. Mas a expectativa é grande e o país saberá seguramente responder, porque é uma grande mobilização das autarquias, do setor privado, das IPSS, da própria sociedade, no sentido de aproveitar da melhor forma possível este quadro comunitário, que é um quadro muito importante para nós porque sabemos que, aos poucos, vamos chegando a um patamar de coesão e convergência com outras regiões. O que também é bom. É sinal que avançamos, temos de continuar a avançar e com este quadro vamos avançar muito mais”, conclui.
Na visita que realizou às obras em Paços de Ferreira, Isabel dos Santos foi acompanhada por Humberto Brito, presi dente da Câmara Municipal.“Estamos muito orgulhosos destes projetos que estamos agora a iniciar e que vão dar esta resposta, que será uma resposta única na região, até no país, que acreditamos que vá trazer um valor acrescentado ao nosso concelho”, referiu o autarca, ressalvando o facto de Paços de Ferreira ser dos concelhos do país que mais fundos conseguiu conquistar no âmbito do Plano de Recuperação e Resiliência. “Nós somos dos concelhos do país que mais conquistou fundos, nomeadamente a nível do PRR, não só para a área social, mas também muito para a área social. E orgulhamo-nos disso, de ter esta visão progressista e solidária da comunidade, que queremos manter, queremos aprofundar, porque acreditamos plenamente que é assim que se constrói um concelho em que todos contam, todos são valorizados. É um trabalho de muitos anos, de 10 anos à frente da Câmara Municipal, aproveitando para melhorar as condições sociais e temos de assim continuar no futuro. Creio que estamos no caminho certo, é preciso manter esta pedalada, até por estarmos na ciclovia, mas a pedalada é grande e queremos mantê-la”, concluiu.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *