Peça “A Furgoneta” chega a Freamunde, este sábado dia 16 de setembro, pelas 21h30, na Associação de Socorros Mútuos Freamundenses.
De recordar que esta iniciativa insere-se no Festival de Teatro Fernando Santos – Edurisa Filho que surge no âmbito das comemorações do centenário de Fernando Santos e o Grupo Teatral Freamundense (GTF) traz a Freamunde um Festival de Teatro com o nome do seu fundador “Fernando Santos, Edurisa Filho” com pelo menos uma peça de teatro por mês.
A “A Furgoneta” conta a “história de Romão e do irmão que decidem reformar o negócio do pai, homem com milhares de quilómetros feitos pelas aldeias do Minho. Mas agora o negócio é outro: a furgoneta que vendia tudo e mais alguma coisa, até a compra de uma simples faca, que dava para estonar batatas e cortar o pescoço ao frango, já não é feita da mesma maneira! Confrontados com um modo de vida que está a chegar ao fim entre os últimos fregueses e os velhos vendedores ambulantes, os dois irmãos vêm-se divididos entre o progresso tecnológico e os que ainda resistem nas aldeias, à espera da buzina estridente e dois dedos de conversa”.
A peça com texto e encenação de Cândido Sobreiro, e apresentação do Teatro de Balugas, ganhou em 2023 o Prémio do Público para Melhor Espetáculo no XVIII CONTE – Concurso Nacional de Teatro Ruy de Carvalho. Em 2022, Espetáculo vencedor de Melhor Espetáculo Internacional do Prémio Mecenate Teatro Amatoriale da FITA [Itália]. Neste mesmo ano foi finalista nomeado para Melhor Espetáculo Internacional – Prémios ESCENAMATEUR “Juan Mayorga” de las Artes Escénicas [Espanha].
No ano de 2021, fotografias da peça foram selecionadas para o Certame Ibérico de Fotografía Teatral FATEX (Federación de Asociaciones de Teatro de Extremadura) [Espanha]. E em 2020 o texto foi vencedor da 1ª edição da Bolsa TEIA de Criação de Teatro Amador do Teatro do Noroeste – Centro Dramático de Viana.