Vítor Hugo Teixeira, nutricionista natural de Paços de Ferreira e que desde 2007 estava ao serviço do Futebol Clube do Porto, despediu-se esta semana do cargo para aceitar uma proposta irrecusável que lhe chegou do Al-Ittihad da Árabia Saudita, equipa treinada pelo português Nuno Espírito Santo.
Doutorado em Nutrição Humana pela Faculdade de Ciências da Nutrição e Alimentação da Universidade do Porto, onde presentemente Vítor Hugo Teixeira também lecionava como professor auxiliar, viu o seu trabalho ao longo dos anos no FC Porto ser amplamente valorizado pelos responsáveis azuis e brancos, tendo o treinador Sérgio Conceição chegado a intitula-lo como “o melhor nutricionista do mundo”.
Após 16 anos de ligação à equipa portista, Vítor Hugo Teixeira acabou por anunciar esta semana a sua saída para a emergente liga saudita de futebol, onde os milhões de dólares investidos pelos magnatas locais têm atraído figuras de primeiro plano do futebol mundial.
Na sua mensagem de despedida, o nutricionista de 48 anos deixou rasgados elogios à estrutura portista. “Nunca sonhei ser nutricionista do FC Porto. Ser portista sempre fez parte da minha identidade, mas era demasiado ousado sonhar tão alto. Tenho, então, o imperativo de agradecer a quem me proporcionou realizar um sonho que nem tinha tido a coragem de sonhar. Na pessoa do Sr. Presidente, agradeço a toda a administração que ousou em apostar numa área pouco valorizada à data e criou as condições necessárias ao seu desenvolvimento. Na pessoa do Mister Sérgio Conceição, agradeço a todos os treinadores e equipa técnica que valorizaram de facto a Nutrição, tornando este clube no melhor do mundo para o nutricionista.
Na pessoa do Dr. Nelson Puga, agradeço a todos os colegas dos diversos Departamentos pela colaboração franca e pela amizade. O capital humano deste clube é incalculável.
Na pessoa do Pepe, agradeço a todos os admiráveis Atletas com quem tive o privilégio de trabalhar. A vossa ética de trabalho inspira-me diariamente.
Agradeço a todos os meus amigos e colegas Nutricionistas e Estagiários que comigo trilharam este caminho, deixando um legado importante.
Não os levo no coração. Deixo o meu coração convosco”.
O contrato irrecusável que lhe foi oferecido pela equipa de Nuno Espírito Santos, treinador com quem trabalhou no FC Porto, leva o nutricionista pacense para a cidade de Jeddah, onde joga a estrela francesa Karim Benzema.