Se tem um dispositivo Mac e já foi notificado com uma mensagem que refere “Outros volumes no container,” é provável que o espaço disponível no seu disco rígido se encontre limitado. Para aumentar o desempenho do Mac e deixar de receber esta mensagem, é frequentemente necessário remover os outros volumes no container ou arranjar mais armazenamento livre no sistema operativo.
Existem várias maneiras de remover outros volumes no container e otimizar o desempenho do seu Mac. Vamos ficar a conhecê-las?
Libertar espaço no Mac com software externo
Existem alguns programas de otimização de desempenho do Mac que consolidam várias funcionalidades num só lugar. Estes programas são extremamente úteis para utilizadores Apple, especialmente caso estes não tenham um entendimento profundo sobre tecnologias de informação.
A maneira mais simples de acabar com a mensagem dos “Outros volumes no container” passa por utilizar software externo de limpeza e otimização do Mac. Felizmente, existem na atualidade soluções gratuitas que lhe permitem resolver esse problema eficazmente.
Criar uma nova conta de utilizador
Criar uma nova conta de utilizador é um excelente método para recuperar o armazenamento de outros volumes no container sem recorrer a software externo. Para adicionar um utilizador no Mac basta escolher o menu “Utilizadores e grupos” na barra lateral das definições do sistema e clicar no botão “Adicionar.”
Ao criar uma nova conta de utilizador, deve escolher uma de três opções:
- Administrador: Utilizador com acesso completo às funcionalidades do Mac, incluindo a funcionalidade de criar novos utilizadores. Para adicionar novos utilizadores no Mac, é obrigatório ter privilégios de Administrador;
- Normal: Utilizador com acesso a funcionalidades como instalar programas ou mudar definições de sistema, mas que não pode criar novos utilizadores;
- Só partilha: Utilizadores que podem consultar ficheiros partilhados no Mac, mas estão proibidos de, entre outros, iniciar sessão no Mac ou mudar as definições do sistema.
- Pode encontrar mais informação sobre como adicionar um utilizador no manual de utilização do macOS.
Eliminar arquivos extra manualmente
Para identificar arquivos extra que possam estar a afetar negativamente o desempenho do Mac, utilize o comando “diskutil list” no Terminal macOS e procure por instâncias repetidas de “APFS Volume | MacIntosh HD — Data.”
Caso se depare com um arquivo extra, pode removê-lo manualmente através do “Utilitário de Discos.” No menu, procure o arquivo que deseja remover e selecione “Apagar.” O arquivo será automaticamente removido caso não esteja a ser utilizado.Mais a fundo: APFS, o sistema de ficheiros da Apple
O APFS, ou Apple File System, é o sistema de ficheiros incorporado em dispositivos Apple lançados após 2016. Foi introduzido aquando o lançamento do macOS High Sierra e corrigiu muitos dos erros identificados no anterior sistema de ficheiros: o HFS+, que se encontrava em utilização desde o final da década de 90.
Sistema de ficheiros é o nome dado a um sistema de gestão de dados em massa, geralmente aplicado às tecnologias de informação. O IBM RAMAC de 1956 é considerado um dos primeiros exemplos de um sistema de ficheiros. Na altura, possuía um armazenamento máximo de apenas 5MB.