Desde a meia-noite desta sexta-feira, dia 1 de setembro, entraram em funcionamento os 37 novos radares de controlo da velocidade (LCV). Em 12 deles é medida, pela primeira vez, a velocidade média.
Estes novos radares estão localizados em quatro autoestradas: na A1 (Santarém e Mealhada), na A25 (em Águeda), na A3 (em Braga e Trofa) e na A42 (em Paços de Ferreira). A velocidade média vai ser também controlada em três estradas nacionais: na EN10 (no Montijo e em Vila Franca de Xira), na EN109 (na Figueira da Foz) e na EN211 (em Marco de Canaveses). E em dois itinerários complementares no IC19 (em Sintra) e no IC2 (em Loures). Os restantes 25 locais, sobretudo nas estradas nacionais, será medida a velocidade instantânea.
Na A42, o novo radar encontra-se no sentido Este-Oeste no quilómetro inicial 9,1 e no quilómetro final 7. Já na EN211 o radar encontra-se no quilómetro inicial 91,4 e no quilómetro final 5,8.
Em Portugal estavam já instalados 61 radares, juntando-se agora mais 37. A Autoridade Nacional de Segurança Rodoviária adianta ao JN que estão em marcha outros 25 pontos de controlo de velocidade, sendo que maioria deles vão entrar até ao final do ano.
O número de radares passou assim de 61 para 123 radares.