dia dos avos 1 scaled

Milhares de pessoas juntaram-se esta quarta-feira no Parque da Cidade de Penafiel para celebrar o Dia dos Avós. Em clima de uma alegria e animação, avós e netos marcaram presença na celebração de um dia, que nasceu da persistência de uma penafidelense – Ana Elisa do Couto – que realizou todas as diligências para que o dia fosse instituído pela Assembleia da República há 20 anos.

“Este é um ano especial, porque são os 20 anos da consagração legal do Dia dos Avós. Foi em 2003 que a Assembleia da República resolveu, formalmente, que este seria o dia dedicado aos avós de Portugal. E isso aconteceu depois de uma luta muito determinada, muito consistentes, de uma penafidelense, da saudosa Ana Elisa do Couto que fez muitos quilómetros e dedicou uma parte significativa da sua vida para que esse objetivo fosse concretizado”, referiu Antonino de Sousa, presidente da Câmara Municipal de Penafiel, destacando o facto de, desde essa altura, a autarquia celebrar o dia.

Nos últimos anos, a festa tem acontecido no Parque da Cidade de Penafiel, num espaço ao ar livre de 14 hectares, que junta avós, netos e familiares em torno da festa. “E isso permite transformar o Dia dos Avós numa festa de família que nós pretendemos também que aconteça”, declarou o autarca.

Nesse dia, além de uma missa celebrado por Dom Vitorino Soares, Bispo Auxiliar do Porto e natural de Penafiel, houve várias atividades – atividade física, passeios de balão, de carros clássicos – mas também muita música, com as atuações de Toy, Zé Amaro, entre outros.

Para Antonino de Sousa, é com muita alegria que o município assinala esta data que merece “um carinho especial” por parte dos penafidelenses e que tem sido celebrada, ano após ano, de forma cada vez mais expressiva. “O objetivo é que possam ser mais cada vez a participar na festa. Sair do concelho, fazer um passeio, também seria uma atividade bonita, mas não permitiria esta proximidade dos demais familiares. E por isso, nos últimos anos, tem sido muito mais a participação e agora, não são apenas as pessoas de Penafiel que vêm ao Dia dos Avós, pois temos cá avós que vêm de diversos pontos da região e de todo o norte do país, porque sabem que aqui é a capital do Dia dos Avós”, concluiu, salientando o contributo que o programa também dá a esta participação.

Para assinalar os 20 anos do Dia dos Avós, a Câmara Municipal descerrou uma placa, no monumento de homenagem a Ana Elisa do Couto, com um poema escrito pelo seu filho mais velho e que reflete a caminhada da penafidelense para que o dia se tornasse oficial.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *