Diana Gomes (Paços de Ferreira) e Lúcia Alves (Paredes) entraram hoje para a história do futebol feminino português ao tomarem parte da equipa nacional que pela vez disputou um jogo na Fase Final do Campeonato do Mundo.
As atletas nacionais não conseguiram evitar a derrota portuguesa por 1-0 no jogo de estreia, sendo que Diana Gomes foi titular enquanto Lúcia Alves entrou aos 78 minutos de jogo.
A partida do Grupo E, da fase final do Campeonato do Mundo de futebol feminino, teve lugar no Forsyth Barr Stadium, em Dunedin, na Nova Zelândia.
A equipa portuguesa apresentou o seguinte “onze” inicial de Portugal: Inês Pereira; Ana Borges, Carole Costa, Diana Gomes e Catarina Amado; Dolores Silva; Andreia Norton, Fátima Pinto e Tatiana Pinto; Jéssica Silva e Diana Silva.
O único golo do jogo teve lugar aos 13 minutos através de um cabeceamento de Stefanie van der Gragt, ao segundo poste, após canto batido da direita. A árbitra foi ver as imagens. Ficou a dúvida sobre se a jogadora que está em fora de jogo influencia a ação de Inês Pereira mas o golo foi validado.
Portugal volta a jogar na próxima terça-feira, frente à seleção do Vietname, sendo os EUA a outra equipa do grupo. Apenas as duas primeiras passam à fase seguinte do Mundial.