A Assembleia Municipal, marcada para o próximo dia 29 de junho, terá como discussão e votação o reforço financeiro no valor de 600 mil euros a atribuir às juntas de freguesia do concelho, verba destinada a Despesas investimento a realizar pelas juntas. A este montante acresce o valor de 440 mil euros, dividido entre investimento e limpeza de ruas.
Anualmente as 12 freguesias do concelho recebem diretamente do orçamento de estado uma valor acima de € 1 milhão de euros, mais precisamente €1.037. 710,00. Com 2 milhões de euros para o ano de 2023, a Câmara Municipal reforça e valoriza o papel dos presidentes de junta e seus executivos.
Humberto Brito, Presidente da Câmara Municipal, dá nota da atual saúde financeira do município, depois de 10 anos de recuperação da bancarrota legado do PSD, que permite hoje aumentar as transferências para as juntas de freguesia e continuar a realizar importantes investimentos no concelho. Mas alerta “para que ninguém se iluda ou considere que não há limites, pois o caminho do rigor, da transparência e das boas contas é para se manter”.