Nascido há 82 anos no Chile, Nestor Matamala é figura amplamente reconhecida no futebol hondurenho pela longa carreira de treinador que lhe proporcionou o título de campeão nacional em diferentes clubes e abriu a porta às seleções jovens daquele país centro-americano.
A maior paixão no futebol sempre foi a formação de jovens talentos e, por isso, decidiu abrir uma Academia com o seu nome em São Pedro de Sula, cidade que dista 250 km´s da capital Tegucigalpa. Entre as atividades desportivas desenvolvidas para os jovens futebolistas hondurenhos está uma viagem anual à Europa para a realização de jogos amigáveis com equipas do velho continente. Depois de Espanha e Itália, este ano foi Portugal o destino escolhido. “Conhecerão lugares diferentes, competirão com crianças como eles, que poderão perder ou ganhar, mas melhorarão o seu caráter, sua autoestima, sua personalidade”, assim descreve o clube na página de facebook a aventura planeada para Portugal.
À frente da comitiva que embarcou na passada sexta-feira rumo a Madrid, fazendo a posterior ligação ao Porto, estava o mentor Nestor Matamala que, juntamente com um filho e o genro, organizaram a viagem que tem Póvoa de Varzim como base e onde se encontram hospedados. Os jovens sub10 e sub14 esperavam com natural ansiedade os jogos com as formações jovens de UD Beiriz, U. Paredes, FC Paços de Ferreira, Rio Ave FC, apoiados na supervisão do seu experiente “pai” desportivo.
Um episódio que tinha tudo para ser de alegria e que num ápice virou drama, pois no sábado um ataque cardíaco colocou um fim aos 82 anos de vida de D. Nestor. Um fatídico acontecimento que teve vasta repercussão nas Honduras, onde era pessoa bastante estimada, fruto do valioso passado desportivo ali conquistado.
Mesmo em pesado luto e incrédulos com o infortúnio pela inesperada perda da alma do projeto, os responsáveis pela comitiva decidiram dar continuidade ao programa desportivo agendado para Portugal e, ontem, realizaram jogos na Mata Real frente às equipas de formação do FC Paços de Ferreira.
A motivação para esta experiência continua, em honra àquele que proporcionou a entrada dos “tigrillos” (“tigres” como são conhecidos) na Academia Henrema de São Pedro de Sula.
Corpo espera transladação
A morte de Nestor Matamala ocorreu de forma súbita, sendo o corpo removido para a morgue do hospital onde ainda se encontra a aguardar tramitações legais e de seguro para envio da urna às Honduras. No país adotivo esperam-lhe homenagens pelo seu passado desportivo, sendo que a Seleção Nacional de Honduras também manifestou o seu pesar pela morte. “Lamentamos profundamente o falecimento do mestre Nestor Rodrigo Matamala em Portugal. Desde a casa do futebol, as nossas sinceras condolências aos seus familiares e amigos”.
Entre os atletas que o desaparecido treinador ajudou a despontar na carreira está o internacional hondurenho Jonathan Rubio, que representa atualmente o Académico de Viseu (II Liga), após passagens por Gil Vicente, Varzim, Académica, Tondela e Chaves e que ontem esteve também em Paços de Ferreira a acompanhar os jovens atletas da Academia.