A região do Douro, Tâmega e Sousa vai estar presente na Bolsa de Turismo de Lisboa 2023, que começa esta quarta-feira e termina no domingo, na FIL – Feira Internacional de Lisboa. Esta é a sétima participação da Comunidade Intermunicipal (CIM) do Tâmega e Sousa naquela que é “a mais importante feira nacional do setor turístico”, mas a primeira após o lançamento da nova marca territorial – Douro, Tâmega e Sousa –, apresentada ao público em junho do ano passado.
Esta participação constituirá uma “oportunidade para promover de uma forma conjunta a oferta turística do destino Douro, Tâmega e Sousa junto de operadores e profissionais do setor, considerado estratégico para o desenvolvimento desta região, mas também dos milhares de turistas e visitantes que anualmente passam pela feira à procura de sugestões para as suas férias e momentos de lazer”, considera a entidade.
À semelhança dos anos anteriores, a participação do Douro, Tâmega e Sousa na Bolsa de Turismo de Lisboa 2023 será articulada com a Entidade Regional de Turismo do Porto e Norte de Portugal, em cujo espaço expositivo, localizado no Pavilhão 1 (stand 1C03), principal entrada da feira, se integra o stand da região.
A programação dos cinco dias de feira, desenhada em articulação com os 11 municípios que a constituem a CIM do Tâmega e Sousa – Amarante, Baião, Castelo de Paiva, Celorico de Basto, Cinfães, Felgueiras, Lousada, Marco de Canaveses, Paços de Ferreira, Penafiel e Resende –, colocará a tónica no turismo de natureza e no turismo cultural e paisagístico, associando-lhes o calendário de eventos e festividades regionais.
A participação da CIM do Tâmega e Sousa na BTL 2023 insere-se na Operação “PROVERE – Valorização, dinamização e promoção turística da região: Ação 1 – Destino Turístico”, promovida pela CIM do Tâmega e Sousa e cofinanciada pelo Norte 2020, Portugal 2020 e União Europeia, através do FEDER – Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional.