Coaching / Trabalho / Felicidade / outros / Saudades / Férias / Exames / reconhecimento / Beijo / Estudante / Ser / Relação / Mudança / Vida /Ano Novo / Tempo / Coaching / Preguiça / Coaching…para quê? - Poupa / Saber Viver

E já estamos em 2023. Muitas luzinhas, muitos foguetes (e mais seriam se não fosse a chuva), muitos brindes, desejos e afinal, passados poucos dias…está tudo igual. O desejo que o ano de 2023 vá ser melhor, pode ser confortável, mas não tendo onde se fundamentar, não passa de uma ilusão, de uma mentira, ainda que aceite e sentida por uma grande parte da população mundial. Aliás, a mudança de ano depende do calendário a que se faz referência, ainda que a convenção do calendário gregoriano seja dominante. Em suma, todos nós gostaríamos que, como por magia, o novo ano só trouxesse, só por si, coisas boas para todos. Infelizmente, não é essa a realidade. Não é a passagem do tempo em si que importa, mas ações tomadas nesse período. Os desejos formulados, associados ao ritual das doze passas na passagem de ano, depressa se “evaporam,” pois surgem fruto da alegria do momento vivenciado em grupo. Seria interessante questionar quantos escreveram esses desejos para refletir posteriormente! Como provavelmente nada disso ocorreu, a vida flui exatamente de igual forma como no final de 2022. Se nada diferente é feito, nada de diferente vai acontecer. Claro que a resistência à mudança é enorme, mas jamais deveria ser superior à motivação e vontade com que se deseja alcançar algo. É neste momento que o Coaching, como ferramenta poderosa de desenvolvimento pessoal e profissional, deveria entrar em ação. Através de um Processo de Coaching, o cliente é levado a planear cuidadosamente o caminho que o levará à concretização de cada “desejo” exequível. Não se trata de ir à sorte por um “atalho”  qualquer… Mas sim, após uma gestão dos riscos associados, tomar autoconsciência dos saberes a adquirir e/ou mobilizar, das competências a desenvolver, transformar o grande Sonho final, em pequenas “prestações” pagáveis. Assim, “escada” após “escada”, enfrentadas resistências internas e externas, o cliente transformar-se-á na pessoa compatível e em sintomia com o Sonho, pois só assim o pode atingir. Desta forma, o Processo de Coaching, muito mais do que atingir “mecanicamente” objetivos, transforma pessoas. É apenas graças a essa mudança interna que os sonhos são concretizáveis! Clientes aparecem com sonhos, para os quais não estão em sintonia, e, se nada acontecer, estes sonhos transformar-se-ão em meras ilusões! Há que ajustar o Sonho ao nível da evolução “interna” para o qual o cliente estará disponível a evoluir. Evolua…e sonhe alto. Evolua e cometa novos erros em 2023. Jamais se permita repetir os mesmos erros! Que 2023 seja o ano da mudança consciente…em direção ao que mais deseja.

,Através da Prática do Coaching, “trabalhe” o seu entusiasmo, foco, atenção e compromisso para a concretização dos seus sonhos.

Não perca o próximo artigo de “Coaching…para quê?”  Leia mais artigos na página de opinião do IMEDIATO.

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *