travagem

O sistema de travagem de um carro é uma parte importante do carro, pois é responsável não só pelo bom funcionamento do carro, mas também pela segurança do condutor e dos passageiros, bem como de outros utentes da estrada.

É necessário cuidar devidamente do sistema de travagem do automóvel sem a mínima avaria, a fim de assegurar o seu longo e útil funcionamento.

A chave para um funcionamento sem problemas dos freios do seu carro será a manutenção regular e a substituição dos consumíveis. Por exemplo, a intervalos de cerca de 10 000 km, será necessário trocar as pastilhas de freio gastas, e a cada 80 – 100 mil km deverá substituir um disco de freio. Não vale a pena negligenciar este serviço, uma vez que a eficiência de funcionamento de todo o sistema de travagem do automóvel depende diretamente do estado das pastilhas e dos discos.

SINAIS CARACTERÍSTICOS DE MAU FUNCIONAMENTO DO SISTEMA DE TRAVAGEM

  • Aumento gradual da distância de travagem;
  • Ruídos inusitados quando o pedal é pressionado para parar o carro;
  • Resposta lenta do sistema à ativação do processo de travagem;
  • escorregamento ou pressão difícil no pedal do freio – este é o principal identificador da necessidade de mudar o fluido dos freios;
  • deformação visualmente detectável das pastilhas e discos, que é fácil de ver aquando da inspeção;
  • deterioração da função do freio de mão;
  • pulsação no momento da suspensão.

Pastilhas e discos de freios

As pastilhas e discos de freio (ou tambores) são as peças diretamente responsáveis pela travagem. Estes pares de fricção devem ser controlados com especial cuidado.

É difícil prever a vida útil exata das pastilhas: depende das características do carro, e do modo de condução. Portanto, os fabricantes são aconselhados a fazer uma intuspecção de controlo dos freios a cada 10 – 15 mil milhas, verificando, incluindo, a espessura dos calços dos freios. O crítico é a espessura residual das pastilhas de 2 mm.

Quanto aos discos, há muitos outros requisitos para eles, para além da espessura mínima. Uniformidade de desgaste, ausência de colarinhos e de trabalho, fissuras e lascas, distorção e escorrimento – a lista completa para verificação periódica. A maioria dos pontos, a propósito, aplica-se também aos tambores de freio.

PECULIARIDADES DA MANUTENÇÃO DE ALMOFADAS, DISCOS

Para prolongar a vida útil do sistema de travagem, os proprietários de automóveis devem inspecionar periodicamente as peças em busca de sinais de desgaste e avaria. Afinal de contas, se as peças avariadas forem substituídas atempadamente, é possível poupar custos de manutenção do automóvel.

Uma vez por ano, os mecânicos de automóveis recomendam a remoção completa dos freios – discos e tambores para a sua limpeza da sujidade, lubrificação com um agente especial e para inspeção de fissuras e lascas. Além disso, deve limpar os discos de freio durante todo o ano, dependendo de quão sujos estão.

Se houver uma fenda nos discos de freio, esta peça deve ser substituída com urgência, pois o disco pode deformar-se ou estilhaçar-se em consequência do calor. Outro passo importante no cuidado do sistema de travagem é verificar as pastilhas quanto ao seu desgaste. Deve-se prestar atenção à distância entre a pastilha e o disco.

Durante o funcionamento do freio, os discos podem desgastar-se, ou começam a ter uma deformação térmica, que ocorre como resultado da exposição a altas temperaturas e do arrefecimento repentino do metal. Isto acontece com bastante frequência quando se trava subitamente, após o que o carro passa por uma poça e a água fria entra no disco aquecido. Neste caso, mesmo discos de aço novos e recentemente instalados podem ser danificados, após o que o proprietário do carro tem de os substituir como um conjunto, levando a um aumento significativo dos custos.

O que precisa de saber para substituir os discos de freio

  • Ao iniciar o trabalho de substituição dos discos de freio, deve ter em conta o seguinte:
  • Os discos de freio só são substituídos aos pares, geralmente num dos eixos do carro. Mesmo que se tenha verificado um desgaste rápido de um dos discos (por exemplo, devido ao encravamento de um calibrador) é necessário mudar ambos, de forma diferente a uniformidade da travagem é necessário esquecer
  • Os discos são sempre substituídos juntamente com as pastilhas, por isso mesmo os discos não completamente gastos são melhores para mudar um pouco antes, se houver dúvidas de que resistirão a mais uma corrida das pastilhas.
  • Remover o disco de freio antigo;
  • Avaliar a face do cubo. Deve ser limpa de sujidade e corrosão com uma escova de aço ou lixa antes de instalar o novo disco.

A instalação de um novo disco de freio num cubo não limpo pode causar desgaste desigual do disco de freio, vibração, e ruído durante a travagem. A contaminação e corrosão num cubo não limpo impossibilita a instalação adequada do disco de freio dentro das tolerâncias gerais de excentricidade radial.

Fonte de informação:

Informação sobre discos de freios de pecasauto24.pt

Informação sobre pastilhas de freio de motorspot.pt

 

 

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *