Foi inaugurada esta sexta-feira, na principal artéria da cidade, a Exposição de Pintura “Lata 65”. A Mostra, que estará patente até domingo, dia 2 de outubro, e pretende assinar o Dia Internacional do Idoso que se celebra a 1 de outubro, reúne trabalhos realizados por cerca de duas dezenas de utentes das 13 Instituições Particulares de Solidariedade Social (IPSS) do concelho de Penafiel, que ao longo das duas edições da atividade, pintaram oito painéis que estarão, agora, disponíveis para toda a comunidade.
Promovida pela Associação Empresarial de Penafiel, com apoio da Câmara Municipal de Penafiel, a exposição “Lata 65”, foi uma das muitas atividades desenvolvidas no âmbito do projeto de Inovação Social “Combater a info exclusão Empresarial dos Seniores no concelho de Penafiel”, que chegou a mais de trezentos idosos.
“Sabendo que hoje em dia os mais jovens vivem uma vida mais focada no trabalho e muitas vezes sem o tempo necessário para os idosos, quisemos combater a institucionalização dos idosos, a solidão que passam, envolvendo-os em questões como a informática e o mundo digital, trazendo-os até ao mercado de trabalho, para perceberem a evolução do seu trabalho, comparativamente com o agora”, referiu Nuno Brochado, presidente da AEP.
No total foram feitas duas dezenas de atividades nas IPSS e visitas a empresas do concelho, e que culminaram agora com a apresentação da exposição, destacando assim a responsabilidade social da Associação. “Não esgotamos a nossa atuação naquilo que é a atividade empresarial. Esta é também uma parte do trabalho que gostamos de fazer, além da dinamização e promoção do nome de Penafiel, mas também envolver não só empresários, mas outros atores nas nossas atividades, como esta, que nos deixa mais gratos naquilo que estamos a fazer”, concluiu.