Desde há alguns anos que o Google fez saber que a presença online nas redes sociais não é considerada pelas métricas do Google. Isto é, não influencia diretamente o tráfego orgânico que resulta da classificação que o próprio Google faz a determinada página na web.
Tudo isto perturbou os profissionais ligados ao SEO (search engine optimization) e qualquer agência de SEO que viu assim desvalorizadas milhares de publicações em redes sociais profissionais. Mas será que é mesmo assim?
Vejamos o facto: o Google e o Bing, os motores de busca mais relevantes, não são as únicas formas de pesquisa de informação online. As redes sociais também são formas de search engine. Porém, a análise métrica do Google diz ignorar no seu Algorítmo a indexação das pesquisas provenientes das redes sociais. Mas o Bing da Microsoft não, e confirma que todos esses dados são quantificados e relevantes para o alcance de tráfego orgânico quantificável por qualquer agência de SEO.
Poderá o Google ignorar a relevância das redes sociais para o mundo digital?
É sabido por qualquer agência de SEO que, desde há alguns anos, o Facebook permite a indexação de parte do seu conteúdo pelo Google através da sua App. Isto significa que o Google “lê” e considera os acessos às páginas do pai de todas as redes sociais.
O Statista revela que só no segundo trimestre de 2022 se registaram quase 3 mil milhões de utilizadores ativos do Facebook.
O Linkedin, uma das redes sociais mais relevantes no mundo profissional, publicou um relatório que constata que em 2022 o marketing digital foi uma das formações mais frequentadas nos EUA. Embora a tendência decorra do facto de, nos últimos dois anos, milhares de pessoas terem desistido ou considerado abandonar as suas profissões para se dedicarem a outros nichos de mercado, concluiu-se que, em termos globais, o Linkedin viu aumentar a sua carteira de usuários em 31%.
Ainda, a base de dados Statista revela-nos que, entre os anos de 2010 e 2019, a rede social Twitter constatou um aumento progressivo dos seus utilizadores, que somam atualmente cerca de 330 milhões de seguidores ativos mensais em todo o mundo.
Um outro dado interessante na panóplia de redes sociais é o facto de, em junho de 2022, o Instagram ter sido a conta que mais seguidores alcançou na sua própria rede de seguidores, tendo atingido algo como 520 milhões de seguidores, o que representou um aumento de 16 milhões de followers em apenas um mês.
Então, faz sentido investir em SEO para redes sociais?
O que qualquer agência de SEO e alguns prós do SEO defendem, é que aquilo que hoje é válido na world wide web, pode não o ser amanhã. As regras do digital estão em permanente atualização e aperfeiçoamento. Por isso, sim, é inteligente continuar a cuidar das suas redes sociais como forma de obter um melhor ranking de tráfego orgânico nas suas páginas online. Afinal, tráfego é tráfego, venha ele de onde vier.
Como aliar o SEO às redes sociais?
1. Estude o seu público-alvo e a sua concorrência
Trabalhe os conteúdos SEO off-page: perceba em que websites poderá fazer mencionar as suas redes sociais. Existem softwares que o podem ajudar a criar um link building externo. Mas se não souber como o fazer, peça ajuda a uma agência de SEO.
2. Faça um pesquisa intensiva sobre as melhores palavras-chave
As keywords (palavras-chave) que insere nos seus conteúdos escritos são as senhoras mandatárias de todo o processo de otimização nos rankings da web segundo as normas SEO. Sem elas, não há otimização SEO. Sem otimização, o seu conteúdo online não vai aparecer nas primeiras páginas dos motores de busca, sem que pague regularmente por isso.
3. Invista no conteúdo de qualidade e facilite a partilha de conteúdos
Como se diz na gíria de uma agência de SEO, “content is king”. Preocupe-se em tornar cada rede social profissional num lugar acolhedor e agradável de visitar. Este sentimento fará com que os seus seguidores decidam abrir a sua página digital mais de uma vez; que voltem; e mais do que isso, que partilhem o seu conteúdo com outras pessoas.
Para isso, deve trabalhar os conteúdos SEO On-page:
- Verifique se tem conteúdo duplicado nos seus posts
- Otimize a qualidade dos seus títulos (os headings são elementos fundamentais na análise que o Google faz aos seus conteúdos online)
- Invista na criação de uma rede interna de links (internal buildlinking) que faz aumentar a autoridade do seu website ou rede social
Mais uma vez, se não souber como o conseguir, peça ajuda a um marketeer ou agência de SEO que sabe trabalhar esse tema de forma profissional.
4. Invista numa comunicação coerente entre todas as redes sociais
Seja coerente na informação que publica. É importante que a sua forma de comunicar, e aquilo que decide publicar, seja consistente entre todas as suas plataformas digitais. Isto é, todo o conteúdo publicado no seu website, no seu Facebook, no seu Instagram ou no seu Blog devem revelar uma, e a mesma empresa.
A sua ética profissional vai transparecer através das suas palavras. Lembre-se deste pormenor, e não permita que as suas próprias redes sociais se tornem num ponto negativo sobre o seu trabalho. Se preciso for, procure uma agência de SEO que trabalhe o marketing de conteúdos para redes sociais sem falhar pormenores.
5. Cuide do layout das suas redes sociais
Falamos de texto, imagem, vídeo ou som. Veja o layout dos seus espaços online como o design dos conteúdos. Não precisa ser algo muito elaborado caso tenha dificuldades em programá-lo, mas trate este tema com algum cuidado.
A imagem deve ser limpa, clara e objetiva. Não tente vender ou publicitar três produtos no mesmo post. Isso vai distrair o potencial cliente, e deixá-lo confuso sobre aquilo que quer efetivamente comprar.
6. Seja regular na periodicidade dos conteúdos
Interação online é fundamental. Ofereça valor. Acrescente algo.
Cuide a relação com o seu cliente e organize tempo na sua agenda para comunicar com os seus seguidores. Elabore um calendário de publicações para controlar quando, e onde o deve fazer.
Acima de tudo, mantenha a sua informação atualizada. Se tem novos produtos, publique essa informação. Se vai fazer uma promoção ou campanha especial, faça saber os seus clientes, e aproveite para os convidar através de um vídeo ou um simples post.
7. Avalie os resultados do seu investimento
Observe a relação custo/benefício face ao investimento que fez – quer seja em termos do tempo que investiu na publicação de um post/vídeo, ou no dinheiro que gastou em publicidade online ou agência de SEO.
Conclusão
Concluindo, em qualquer uma das redes sociais que citámos no nosso artigo devem ser implementadas as boas normas SEO que descrevemos, e que são prática comum em qualquer agência de SEO.
Lembre-se que investir em SEO é a forma mais efetiva de se posicionar na web. Siga as dicas e sugestões SEO que partilhámos consigo para alcançar um ranking digital que o coloque nas primeiras páginas dos principais motores de busca.
Cuide bem da sua pegada online.