Após o lançamento do EP «Sala Calada», gravado em plena pandemia de forma “caseira”, e de ganhar notoriedade a nível nacional, Rui Taipa deu a conhecer um novo trabalho de temas originais, «Showcase». Também o novo EP inova pelo formato de gravação – foi feito “à antiga, ao vivo, com tudo a acontecer ao mesmo tempo”, explica o artista.
«Showcase» foi antecedido pelo single «Carvalhal», lançado no início do mês. A música trata o lugar de Freamunde onde Rui Taipa cresceu e viveu toda a sua infância. “Dá o título a esta canção que fala sobre a normalidade de deixarmos os lugares que nos viram crescer e o quão errado é nos culparmos por isso”, explicou o cantautor, citado em nota de imprensa.
Rui Taipa sempre utilizou as suas experiências como inspiração para os temas criados, algo que permanece em «Showcase». “Com o tempo, tentei abordar temas com as quais as pessoas também se conseguissem identificar. No EP anterior a este último trabalho, dei especial atenção ao ato de ter de partir do nosso local de conforto e de abrigo”, afirma.
O cantautor freamundense deu-se a conhecer ao público através da sua participação no programa televisivo «The Voice Portugal», da RTP1, no qual chegou aos quartos-de-final. No concurso, interpretou temas de Bruce Springsteen, Rod Stewart ou dos portugueses Deolinda e Carlos Paião.
Além de cantar e compor, Rui Taipa é professor de Expressão Musical e trabalha com crianças dos 6 aos 10 anos numa escola básica do concelho de Paços de Ferreira, lecionando também aulas de guitarra numa escola de música. Paralelamente com o projeto a solo, é vocalista numa banda para eventos e colabora com a Orquestra de Jazz do Porto.
“[Para o futuro] Podem contar com mais espetáculos, seja em quinteto ou a solo. Quero muito levar a minha música a toda a gente em Portugal e que as minhas canções passem a ser de todos”, rematou o músico que acaba de lançar «Showcase».