O evento «Vilela Medieval» está de regresso após dois anos de interrupção. De 13 a 15 de agosto, o Mosteiro de Vilela volta a receber centenas de participantes numa viagem ao passado.
A Junta de Freguesia informou que as candidaturas já estão abertas e podem ser feitas até 1 de agosto, mediante a lotação do recinto. Vão estar disponíveis espaços de artesãos, artífices e místicos, mercadores e tabernas.
A iniciativa arranca a 13 de agosto, com dois dias de feira medieval, e termina na madrugada de dia 15, com a realização de um «afer-party» com um DJ convidado.
Os Arlotes, direção artística de 2018 e 2019 deste evento, que chegou a 4000 visitantes, deu termino Sábado de 2019 ao evento por fornecimento de 3 garrafas de um químico fatal se queimado em grandes dosagens. Centenas de pessoas ficaram com uma intoxicação química. O término e limpeza depois da hospitalização de um dos elementos não foi feito, não havendo seguro para artistas e público. Tendo garantido a segurança do público com término imediato do Esoetáculo de Fogo do qual a organização tonha responsabilidade na compra de parafina, se verificou a compra de várias garrafas de repelente de mosquitos a 3.50 euros. Ou seja, 1,50 euros e desrespeitar ordens da direção artística casou pelo menos uma intoxicação grave e várias ligeiras. Depois de colocar milhares em risco, Autarquia e Junta camuflam o caso. Assim comfirmamos reabertura jurídica. 3000 euros de dívida, indemnização e procedimento para que este evento não se realize sem supervisão de um profissional, de autoridades fiscais e proteção civil. A Recria?ão Histórica é o maior fenómeno cultural de sempre. Tal advém da responsabilidade, seriedade, profissionalismo. Vilela em 2018 foi um fenómeno. Pelos artistas e pelo público. A morte de pessoas não é uma possibilidade.