O Instituto Português do Desporto e Juventude (IPDJ) tem candidaturas abertas até 28 de fevereiro, para a 6.ª edição do Programa de Reabilitação de Instalações Desportivas (PRID), que vai disponibilizar fundos de dois milhões de euros para o efeito.
“O PRID é direcionado a clubes e associações desportivas de Portugal continental e destina-se a promover a requalificação das instalações desportivas ao serviço das comunidades, com o principal objetivo de melhorar as condições de prática desportiva”, esclarece a entidade, em comunicado.
Na página da IPDJ, é explicado que o apoio não pode superar os “50% do total das despesas que se considerarem elegíveis na validação técnica do orçamento apresentado pelas entidades candidatas”, no valor máximo de 50 mil euros.
As despesas elegíveis abrangem intervenções diversificadas, relacionadas com a renovação, reabilitação e conservação de instalações dos clubes, entre as quais:
- Pavimentos desportivos;
- Coberturas e paredes;
- Vestiários – balneários e valências neles existentes;
- Instalações sanitárias;
- Construção ou reparação de redes e equipamentos de gás, água e eletricidade;
- Reparação de sistemas de tratamento de água de piscinas;
- Construção ou reparação de vedações;
- Adaptação da instalação existente, assegurando a acessibilidade de indivíduos com mobilidade condicionada;
- Melhorias que tenham como fim a eficiência energética das instalações existentes;
- Obras de ampliação das valências existentes;
- Substituição de elementos construtivos que contenham poeiras/ fibras de amianto;
- Outras obras que venham a ser consideradas pertinentes ao desenvolvimento das atividades desportivas da entidade candidata.
Esta iniciativa decorre desde 2017 e já apoiou mais de 500 clubes e associações, num investimento de cerca de 10 milhões de euros na reabilitação de infraestruturas desportivas, financiados pelo IPDJ, os quais correspondem a um investimento global de cerca de 30 milhões de euros.
As candidaturas são realizadas exclusivamente em formato digital na plataforma SIEC. É possível consultar o regulamento aqui.