A Autoridade de Segurança Alimentar e Económica (ASAE) suspendeu um grossista do concelho de Penafiel e apreendeu 25 toneladas de produtos alimentares, avaliados em 125 mil euros. Segundo a entidade de fiscalização, o grossista tinha armazenado produtos alimentares de origem animal sem o devido Número de Controlo Veterinário.
Num comunicado divulgado na sua página, a ASAE relatou que durante uma ação de fiscalização “verificou-se que o operador económico procedia ao armazenamento e à venda por grosso de produtos alimentares de origem animal sujeitos a temperatura controlada, sem a existência do Número de Controlo Veterinário (NCV)”.
De acordo com a autoridade, este número é atribuído pela Direção-Geral de Alimentação e Veterinária e a sua ausência representa uma infração de um pré-requisito “para que se mostrem cumpridas as normas de segurança alimentar e as disposições legais dos regulamentos europeus aplicáveis”.
Tendo em conta a infração, a ASAE suspendeu o grossista e instalou um processo de contraordenação, apreendendo ainda 25 toneladas de produtos alimentares de origem animal, avaliados em 125 mil euros.