Site icon Imediato – Jornal Regional

80% dos utentes diagnosticados com cancro do pulmão na ULS-Tâmega e Sousa são fumadores

hospital

No Hospital Padre Américo, em Penafiel, em média 100 utentes são diagnosticados com cancro do pulmão todos os anos, num valor em linha com os dados nacionais de diagnóstico desta condição de saúde. Em cada 10 utentes, oito são fumadores, o que demonstra a importância de mudar hábitos de vida.

Através da consulta urgente do serviço de Pneumologia para atender a esta condição, a ULS-TS faz o encaminhamento dos utentes para o IPO do Porto dentro dos períodos de referência previstos pelo Serviço Nacional de Saúde, permitindo que estes comecem a ser tratados o mais rapidamente possível.
“O facto de 8 em cada 10 utentes diagnosticados ser fumador é muito revelador do impacto do tabaco na saúde. É importante sensibilizar as pessoas para a mudança de hábitos de vida, porque ao fazê-lo estamos a contribuir para diminuir estes números alarmantes”, refere Maria do Céu Póvoa, diretora do serviço de Pneumologia do Hospital Padre Américo.

Os utentes atendidos pelo serviço de Pneumologia do Hospital Padre Américo chegam referenciados, na sua maioria, pelo serviço de urgência ou pelos cuidados de saúde primários, sempre que os sintomas revelem a possibilidade de existência de um tumor.

Em Portugal, de acordo com dados do Registo Oncológico Nacional, citados pela Sociedade Portuguesa de Pneumologia, o cancro do Pulmão é o segundo tipo de cancro mais frequente e, também, a primeira causa de morte por cancro, correspondendo a uma em cada cinco mortes por neoplasia.

Exit mobile version