pároco faleceu

A recém-criada Associação Cultural 45 Noventa em conjunto com a paróquia de Paços de Ferreira, irá organizar nos próximos dias 9 e 10 de dezembro uma festa em honra da padroeira da cidade, a Santa Eulália e contando para tal com um conjunto de atividades que os pacenses nunca experienciaram.

As atividades irão dividir-se entre a igreja de Paços de Ferreira e a frente do Museu Municipal de Paços de Ferreira. Ao contrário do que é habitual na maioria das localidades portuguesas, em Paços de Ferreira não existe a tradição de organizar uma festa em honra da sua padroeira. Identificada esta falha, a 45 Noventa decidiu estabelecer este evento como o seu primeiro grande objetivo em prol da comunidade pacense. O intuito é o de organizar uma pequena festa (Santa Eulália é celebrada a 10 de dezembro) que exorte os pacenses a celebrar a sua padroeira e a reforçar o espírito de comunidade e solidariedade. Para tal, além da tradicional missa, a associação irá organizar uma procissão com alguns detalhes diferenciadores e que certamente irão surpreender os participantes. No final da procissão (que decorrerá no final da missa de dia 10), será servido gratuitamente a todos os participantes uma sopa de Santa Eulália – desenvolvida com ingredientes locais pelo Chef Vitor Brito do restaurante Raro – e o pão de Santa Eulália – desenvolvido pela Padaria Calvário.

No dia 9 teremos a atuação de Helena Brandão que irá interpretar, entre outros temas, o hino de Santa Eulália composto em conjunto com o Eng. Tavares. Também no dia 9 decorrerá um pequeno mercado hortícola e para encerrar a noite teremos a atuação de Rui Porto. No dia 10, além da referida procissão teremos ainda a atuação do fadista Miguel Bandeirinha e de Pedro Cunha, vocalista dos Doce de Mel.

Sobre a 45 Noventa:
Fundada em 2024, a Associação Cultural 45 Noventa tem como objetivo a promoção e dinamização da tradição e da cultura de Paços de Ferreira, através de iniciativas culturais, artísticas e recreativas, bem como o apoio e desenvolvimento de eventos que preservem e valorizem o património cultural local

Subscreva a newsletter do Imediato

Assine nossa newsletter por e-mail e obtenha de forma regular a informação atualizada.


Deixe um comentário

O seu endereço de email não será publicado. Campos obrigatórios marcados com *