A ministra da habitação, Marina Gonçalves esteve esta segunda-feira em Paços de Ferreira, onde visitou três bairros sociais de Penamaior, Arreigada e Modelos, que serão alvo de obras de beneficiação no âmbito do programa “1.º Direito”, assim como o local onde serão construídas 60 habitações para arrendamento acessível, em Freamunde.
A visita começou em Penamaior, onde Marina Gonçalves se inteirou das obras que estão a ser desenvolvidas em 12 fogos daquele conjunto habitacional. Dali, rumou a Modelos onde foi assinado o auto de consignação da obra que vai permitir intervencionar 21 fogos e seguiu para Arreigada, onde à população, deixou uma palavra de esperança na melhoria das condições dos 88 fogos que compõem o conjunto habitacional na freguesia. “Quero dar-lhes não apenas uma palavra de agradecimento por ainda acreditarem em nós e também uma palavra de esperança de que esta intervenção vai finalmente resolver problemas estruturais e garantir que estamos na nossa casa e no nosso lar com todo o conforto”, disse aos moradores que assistiram ao momento.
A visita terminou na Avenida da Escola Secundária, em Freamunde, no local onde vão nascer 60 habitações para arrendamento acessível, um projeto com um investimento total de 15,5 milhões de euros, apoiado pelo Instituto da Habitação e Reabilitação Urbana (IHRU).
O investimento na habitação no concelho de Paços de Ferreira deverá rondar os 40 milhões de euros, dos quais 21 milhões previsto no âmbito do “1.º Direito”, a que acresce o que será feito em Freamunde, de mais 15 milhões de euros. “Um investimento muito significativo num território como o nosso e que vai dar resposta a estas duas necessidades, quer da requalificação das habitações sociais existentes, quer criar novas habitações sociais, quer na procura de dar resposta aos jovens no arrendamento acessível”, concluiu.