A Administração Regional de Saúde (ARS) do Norte entregou 146 viaturas elétricas aos Cuidados Saúde Primários, 25 das quais às unidades dos concelhos de Felgueiras, Lousada, Paredes e Penafiel.
No âmbito do PRR (Investimento Re-C1-i01 – “Cuidados de Saúde Primários com mais respostas”), a ARS Norte adquiriu 357 viaturas elétricas e respetiva wallbox para atribuir a todas as equipas de saúde da região Norte: Unidades de Saúde Familiar, Unidades de Cuidados na Comunidade e Cuidados Paliativos, num investimento total de 13 milhões de euros. Juntamente com cada viatura, será fornecido computador portátil para permitir registos clínicos em tempo real (SNS In A Box) – concurso atualmente a decorrer –, além de estarem preparadas para o acondicionamento de resíduos contaminados resultantes da atividade domiciliária.
Na região do Vale do Sousa, foram entregues sete viaturas ao concelho de Felgueiras, quatro a Lousada, oito a Paredes e seis a Penafiel.
Segundo a Administração Regional de Saúde do Norte, “a entrega destas viaturas visa reforçar a capacidade de prestação de cuidados de saúde no domicílio, contribuindo para uma resposta mais eficiente às necessidades da população”.
Segundo a mesma fonte, em 2020, 85% das viaturas dos Cuidados de Saúde Primários, na região Norte, tinham mais de 15 anos e todas a combustão fóssil. Além de haver sempre um número significativo de viaturas inoperacionais e um custo de manutenção anual no valor de 1 milhão de euros, a atividade assistencial domiciliária, tinha ainda de recorrer a táxis, resultando num encargo adicional superior a 1 milhão e meio de euros.
Este investimento, associado à colocação de painéis fotovoltaicos em 183 edifícios no valor de 10 milhões de euros – a iniciar no próximo mês de julho – vem colocar os CSP na vanguarda da sustentabilidade ambiental do SNS.