O IMEDIATO reuniu os momentos políticos da região que marcaram o ano de 2023, que está prestes a terminar.
Aqui fica a lista com 10 dos momentos políticos do ano na região:
1– PENAFIEL ATRIBUI SUBSÍDIO A BOMBEIROS UNIVERSITARIOS
Os bombeiros ao serviço das corporações de Bombeiros do concelho de Penafiel que estudem na universidade vão receber uma bolsa universitária de 2.546 euros. Esta medida, promovida pela Câmara Municipal de Penafiel, é também alargada aos filhos dos soldados da paz que sejam estudantes universitários.
Câmara de Penafiel vai atribuir bolsa universitária aos bombeiros e aos filhos
2 – LOUSADA INVESTE CINCO MILHÕES EM LAR DE IDOSOS EM NEVOGILDE
A Câmara Municipal de Lousada anunciou a construção do novo lar para idosos situado em Nevogilde. A infraestrutura tem capacidade para 60 utentes, num investimento superior a cinco milhões de euros, financiado através do Plano de Recuperação e Resiliência (PRR).
3 – ELEIÇÕES PS
Pedro Nuno Santos foi eleito secretário-geral do Partido Socialista (PS), tendo vencido em 18 das 21 federações do partido. Nas concelhias da região, Pedro Nuno Santos apenas foi derrotado por José Luís Carneiro na concelhia de Penafiel, embora que por uma margem mínima de sete votos.
Pedro Nuno Santos vence em quatro das cinco concelhias da região
4 – NOVO LÍDER DE BANCADA PARA O PSD DE PAÇOS DE FERREIRA
Joana Araújo é a nova líder de bancada do PSD de Paços de Ferreira, na Assembleia Municipal. O anúncio foi feito pelo partido em nota de imprensa, que dá nota de que o anterior líder, Valentim Sousa, “ prescindiu temporariamente da sua função por motivos particulares”.
5 – 10 ANOS DE MANDATO DE HUMBERTO BRITO
Humberto Brito, presidente da Câmara Municipal de Paços de Ferreira assinalou, num jantar com militantes, o 10º mandato frente aos destinos da Câmara Municipal de Paços de Ferreira e garantiu que “valeu a pena ter vencido”.
“Valeu a pena ter vencido”, garante Humberto Brito na celebração de 10 anos de mandato
6 – CÂMARA MUNICIPAL DE PAÇOS DE FERREIRA SAI DO FAM
A 28 de setembro, a Câmara Municipal de Paços de Ferreira viveu “um dia histórico” ao assinar o contrato de cessação do Programa de Ajustamento Municipal, uma espécie de troika à qual foi obrigada a aderir em 2017, devido à situação financeira em que o município se encontrava em 2013, com uma dívida de cerca de 70 milhões de euros, quando o socialista Humberto Brito assumiu a liderança do executivo.
Município de Paços de Ferreira liberta-se do FAM e recupera autonomia financeira
7 – ELEIÇÕES PSD PENAFIEL
Alberto Santos e Antonino de Sousa – os dois nomes que estiveram na criação da Coligação Penafiel Quer (PSD-CDS/PP) que governa a Câmara Municipal há 20 anos – disputaram a liderança da concelhia do Partido Social-Democrata. Alberto Santos, presidente da Assembleia Municipal foi o vencedor com 57% dos votos dos militantes do partido, derrotando o atual presidente da Câmara Municipal de Penafiel.
8 – CICLOVIA ABERTA
A 23 de junho é aberta a circulação na ciclovia entre Paços de Ferreira e Freamunde. A obra orçada em mais de três milhões de euros, e uma infraestrutura moderna e com enormes vantagens em termos de mobilidade urbana e também ambiental, uniu as cidades de Paços de Ferreira e Freamunde, bem como a importante zona comercial de Carvalhosa.
9 – CARTÃO FAMÍLIA NUMEROSA CHEGA A 500 FAMÍLIAS
500 famílias receberam o cartão de Família Numerosa, atribuído pela Câmara Municipal de Penafiel. A iniciativa, destinada a apoiar os agregados familiares, com três ou mais filhos a cargo, residentes no concelho de Penafiel há pelo menos dois anos, dá direito a descontos na tarifa da água, mas também acesso gratuito a eventos, equipamentos municipais, entre outros.
Cartão Municipal Família Numerosa chegou a 500 famílias no último ano
10 – JOAQUIM RODRIGUES ASSUME VEREAÇÃO DA CÂMARA MUNICIPAL DE PENAFIEL
Joaquim da Silva Rodrigues assumiu o cargo de vereador na Câmara Municipal de Penafiel. O ex-presidente da Junta de Freguesia de Rio de Moinhos vem substituir Susana Oliveira, que renunciou ao mandato em novembro do ano passado.